

A Coudelaria Abbatiale (nome latim de abadia, em homenagem ao Mosteiro de Alcobaça e aos monges de Cister) foi fundada em 2006 fruto da paixão pela raça lusitana do seu criador e da equipa de profissionais, coesa e competente, que o acompanha desde a sua fundação.
Localizada em Alcobaça, nos campos onde os monges de Cister criavam os seus cavalos utilizando uma estratégia reprodutiva muito própria, a Coudelaria tem como linha condutora a especial atenção na escolha dos garanhões para complementar a excelência genética da sua éguada, procurando criar os melhores lusitanos na disciplina de Dressage.

Na fase inicial de criação, é traçado um programa de maneio de poldros, que evoluem em permanente contato com humanos, sendo este um fator de enorme importância, em termos de caráter e docilidade ao longo de toda a carreira equestre. Também o maneio regular de pés e mãos, é aqui considerado uma prática fundamental para o bom temperamento dos poldros.
Os animais são avaliados anualmente, e colocados no mercado os que não cumprirem os padrões de nível exigidos. A partir do terceiro ano de idade, são desbastados e trabalhados pela equipa de cavaleiros da casa.
A Coudelaria Abbatiale viabiliza a sua atividade através da venda dos seus produtos selecionados, em diferentes níveis de preparação e competição, exportando para países como Espanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos da América.
As suas pastagens, criadas pelos monges de Cister, instalados desde o século XII, em terrenos de origem pantanosa e com noites frias típicas da zona, permitem que os cavalos aqui criados estejam isentos de piroplasmose.
